
Bem vindos à terceira sessão de terapia
R(icardo): Em grupo!
Eu: em grupo da APGFA.
ZD(Zé Diogo): Gosto do tema de hoje: O Mar enrola na Areia e afins... O que são os afins?
Eu: os afins são as restantes musicas populares que padecem da mesma problemática que é a de terem outras interpretações possíveis...
M(iguel): Mas que tipo de interpretações? Filosóficas, achincalhantes...
T(iago): ...Porcas?
Eu: Um pouco de tudo vamos ver...
R: Vamos visionamentalizalizar...
Eu: Sabiam que a letra original de "O mar enrola na areia" era "O mar enrola na praia"?Pensando bem faz sentido... Rima com desmaia!
Sendo assim a letra ficaria:
O mar enrola na praia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e desmaia
Porque se sente feliz!
Pelos vistos o erro começou quando uma mulher do Rancho Poveiro foi dizer a letra para a publicação...
ZD:É mesmo incompetente o raio da mulher! É que se podia enganar numa das estrofes que ninguém sabe... mas não! A mulher tinha de se enganar logo na terceira palavra da música, que calha mesmo de ser o refrão!
T: Se fosse eu o gajo que fez a música só descansava quando a mulher fosse expulsa do rancho!
R: Pior eu ainda fazia queixa à ODR (ordem dos dansarinos de rancho) para ver se ainda lhe conseguia tirar a carteira proficional!
M:É por isto que este país não anda pa frente!Se fosse eu ela nem no Grupo Recreativo Cultural e Sociodesportivo do Ginásio de Tremoceiros de Basto conseguia lugar!Uma vergonha!
Eu: também concordo mas pronto é o país que temos...
R: Mas não pode ser!!! Era UMA PROVIDÊNCIA CAUTELAR LOGO! Tau! Pa ela ver com que linhas é que se cose...Era comigo!Comigo ela não armava pó!
Eu: Mas eu descobri uma coisa que é muito evidente nesta música e ninguém notou ou não quer notar: a canção "O mar enrola na areia" é um hino à violência doméstica!
Se não vejamos:
"O mar ENROLA na areia,
Ninguém sabe o que ele diz,
BATE na areia e DESMAIA,
Porque se sente FELIZ."
R: Tá bem tá filho, o que tu queres sei eu! Primeiro enrolas-te com ela dizes-lhe segredinhos, que ninguém sabe mas toda a gente desconfia e se ela não quiser nada tu PIMBA! Dás-lhe porrada!
M: E das três uma ou o mar demaia de casasso de bater na areia o que duvido, ou é ele que lhe bate até ela desmaiar ou desmaia de bêbado!
T: E depois fica todo feliz, pudera com ela desmaiada é mais fácil...
Eu: Mas esperem que a música não fica por aqui!Isto é só o refrão!As estrofes a ainda são piores!
"Até o mar é casado,
Até o mar tem mulher
É casado com a areia
BATE nela quando quer!"
R: Mas que é isto? Mas que brincadeira é esta,humm? Ah e tal eu tenho uma mulher, caso-me com ela e agora se me apetecer bato-lhe!Isto é um escandalo!
Eu: Mas maior escandalo que este é a outra estrofe!
"Até o mar é casado
Até o mar tem filhinhos
É casado com a areia
e os filhos são os PEIXINHOS"
ZD: Ok o divórcio torna-se difícil quando à filhos no meio, mas façamos de conta que a areia deixa de dar as desculpas que bateu contra uma rocha ou que foi um barco que encalhou nela e admite que é o mar que lhe anda a dar porrada e faz queixa e avança com o divórcio!Quem fica com a custódia dos filhos? O MAR!
T:Quer dizer esse brutamontes abusa da mulher, faz-lhe uma carrada de filhos, bate-lhe e depois em caso de divórcio ele é que fica com as crianças?Isto é o cúmulo!
M:Que rico exemplo que os filhos têm: um pai que bate na mãe e inda por cima tem raiava!sim porque ninguém me tira da cabeça que aquela espuma toda que ele faz quando bate nele é por causa da raiva!
R:Isto só demonstra o estado da justiça no nosso país!
Ah e tal mas os peixes não sobrevivem fora do mar... Oh Desculpas...As mutações servem pra quê?
ZD: Mais! se a areia o acusar e ele for julgado não há nenhum sítio para o prender!E eu não vejo esforços para criar essas condições!" Ah e tal, Fica muito caro!Metemo-lo em prisão domicliária..." Ele já não saía de casa!
M: Esta música só incentiva À violência doméstica, dando o exemplo de um gajo que bate na mulher e fica sempre incolume!
T: Mas comigo isto não fica assim! Eu vou apresentar queixa à polícia marítima,à pj,à gnr,à brigada fiscal,à psp,à Associação portuguesa de apoio à vítima,à protectora dos animais...
R: Mas o que mais me irrita nisto tudo é que à gente que tenta incobrir isto tudo! Sim porque o mar tem uns capangas que tratam disso, o trabalho deles é unicamente afastar as pessoas da praia quando ele resolve arrear na mulher!E toda a gente sabe quem eles são!
Outros: Quem?
R: São os cabos do mar(o nome está mesmo a dizer) e os seus criados que são os nadadores salvadores, cujo nome é um disfarce...Eles não tão lá pa salvar ninguém eles tão sempre a olhar pro mar não é para as pessoas é mesmo para o mar, e este dá-lhes sinais quando lhe apetece bater na mulher, e aì eles metem as bandeiras! O verde quer dizer que o mar foi à tasca beber uns copos...
ZD: Pois é se repararem que normalmente coincide com a maré vasa eis a explicação para onde vai a água toda...Para a Tásca!
R: ...O amarelo é quando ele sai da tasca e vem a caminho , o vermelho é quando ele entra em vias de facto...
T: Meus amigos esta música deveria ser irradicada! Isto só incita à violência!É um escândalo!É falar com quem de direito porque isto assim não pode coninuar! Tem de se tomar medidas drásticas!
R: Pois é... senão ponho os Moonspel a cantar esta música em versão metal e tornar-se-à mais clara a obscenidade da letra:
"O MAR ENROLA NA AREIA!!!
NINGUÉM SABE O K ELE DIZ!!!
BATE NA AREIA E DESMAIA, (TAU!TAU!)
PORQUE SE SENTE FELIZ!(UUAHAHAHAH!!!)
ATÉ O MAR É CASADO (AIAIAI!!!)
ATÉ O MAR TEM MULHER!!!
É CASADO COM A AREIA (AIAIAI!!!)
BATE NELA QUANDO QUER! (TAU!TAU!)
REFRÃO(depois viria a versão modificada deles...)
ATÉ O MAR É CASADO! (AIAIAI!!!)
ATÉ O MAR TEM GAJA!!!
É CASADO COM A AREIA (AIAIAI!!!)
E QUANDO O MAR QUER ELA ENCAIXA!(TAU!TAU!)
ATÉ O MAR É CASADO! (AIAIAI!!!)
ATÉ O MAR TEM CRIAS!!!
UM DIA ELE VIROU-SE PRA AREIA E DISSE:
INDA BEM QUE PUSES-TE A MESA SENÃO JÁ COMIAS!!!(TAU!TAU!)
Refrão modificado:
O MAR FAZ MARMELANSO CUA AREIA!
NINGUÉM SABE O QUE ELE DIZ (AIAIAI!)
ARREIA NA AREIA E DESMAIA!(TAU!TAU!)
PORQUE SE SENTE CONTENTE!!!(UUUAHAHAHAH!!!)
E vocês imaginam o resto não é?
M:Eu já teria avansado para a queixa crime se não fosse o caso da rancheira incompetente da história do "mar enrola na praia..."eu agora não posso confiar na mulher!
ZD: Pois...Eu sei lá se esta letra é a original!se calhar o autor não tem culpa! Se calhar a mulher era daquelas beatas que vê o pecado em todo o lado e assim já dá para perceber muita coisa!Ela substituiu "praia" por "areia" porque assim o enrolansso era só com a areia proxima se fosse com a praia era considerado orgia... e substituiu "faz o amor" por "bate"... Mas não quero fazer insinuações sobre isso porque não tenho certezas de nada.
T:Eu tenho é certeza de que vou tirar esta história a limpo e tomar as providências necessárias!
Eu: Caros fedorentólicos peço-vos sugestões àcerca do que devemos fazer e publicitem aqui mais musicas que vocês acham que se encontram neste mesmo caso!
Saudações Fedorentas!